O Panthera é a aeronave ideal porque …

1.

QUADRILUGAR PERFEITO

  • O mais elegante e eficiente, com quatro lugares e trem de aterragem retráctil, para as suas viagens confortáveis e acessíveis.

2.

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA AVANÇADO

  • Equipamento de segurança avançado, incluindo aviónicos com protecção activa do envelope, prevenção de perda e pára-quedas estrutural.

3.

TECNOLOGIA DO FUTURO

  • Tecnologia futura: para além do motor convencional (que aceita MOGAS), o modelo de propulsão híbrida está a chegar.

PANTHERA: O ÚNICO 4 LUGARES COM UM DESIGN ATRAENTE E DESEMPENHO EFICIENTE:

O céu abriu-se como nunca antes e as fronteiras estão a cair todos os dias.

A necessidade de viajar longas distâncias com rapidez e eficiência nunca foi tão grande. Imagine um avião, que pode tirar o máximo partido de pequenos aeródromos de pistas curtas que o aproximam mais do que nunca do seu destino ou voar à volta do mundo e abrir todo um novo mundo de oportunidades.

O Panthera é um avião cuidadosamente concebido para o manter seguro, confortável, sendo ao mesmo tempo silencioso e amigo do ambiente. É um avião inovador, que chama instantaneamente a atenção.

O Panthera foi concebido desde o início para estar disponível com motor eléctrico, propulsão híbrida ou motor a gasolina – neste caso, a Pipistrel decidiu-se pelo combustível Mogas devido ao preço mais baixo e melhor disponibilidade em várias partes do mundo em comparação com o Avgas.

É importante destacar as principais características excepcionais da Panthera:

Inovação:
O Panthera é concebido através da aplicação das mais modernas técnicas de concepção e construção, para além de 30 anos de conhecimento, experiência e excelência na construção de aeronaves. As curvas orgânicas de Panthera são um produto de optimização através de ferramentas informáticas avançadas e desenvolvidas internamente, onde cada detalhe é concebido para assegurar o mínimo de arrasto e a máxima eficiência.
É especialmente optimizado para assegurar o mínimo ruído e o máximo desempenho, reduzindo a pegada ambiental da aeronave e aumentando o conforto da cabine. O Panthera também dispõe de sistemas totalmente elétricos para acionamento de componentes. O seu trem de aterragem de titânio, os seus Flaps e acabamentos são todos operados eletricamente, resultando em baixo peso e máxima fiabilidade ao eliminar a necessidade de sistemas hidráulicos complexos e pesados. Toda a iluminação interna e externa é realizada utilizando tecnologia LED de última geração, proporcionando maior clareza, reconhecimento e tacto.

Desempenho:
O Panthera atinge uma eficiência sem precedentes através de uma cuidadosa modelação aerodinâmica, trem de aterragem retráctil em titânio, estrutura composta avançada leve, uma hélice feita à medida e um sistema de escape de desempenho dedicado. A eficiência é traduzida directamente em mais velocidade para a mesma potência. Não existem outras aeronaves de quatro lugares que voem tão rápido no mesmo motor! Para o proprietário/operador, isto representa custos operacionais significativamente mais baixos e manutenção simplificada.
O alcance máximo está disponível com qualquer carga útil, algo que os pilotos de aviões de quatro lugares têm desejado. A concepção robusta do trem de aterragem e o baixo peso total permitem operações a partir de faixas de relva curtas, levando-o o mais próximo possível do destino desejado. O motor está pronto para o futuro, capaz de aceitar combustíveis sem chumbo e de satisfazer os futuros requisitos ambientais. Os modelos híbridos e eléctricos reduzem ainda mais a pegada de ruído na descolagem, tirando partido da descolagem puramente elétrica.

Conforto da cabina:
Um dos principais pontos de design da Panthera é a cabina ergonómica de última geração. Todas as características proporcionam conforto superior e facilidade de utilização para pessoas de todos os tamanhos. O acesso é fácil através de três grandes portas em estilo “gull-wing”, duas na frente para piloto e co-piloto e uma para a fila de trás dos bancos. Os assentos para piloto e co-piloto são ajustáveis. O joystick é ergonómico e proporciona a assinatura desportiva ao Panthera. Os dois assentos traseiros são muito largos e convenientes. Existe uma porta de carga superdimensionada – tamanho normal da bagagem de cabina – mas a carga também pode ser acedida a partir do cockpit durante o voo! O interior é forrado com pele da mais alta qualidade e iluminação LED para uma sensação e funcionalidade exclusivas. O clima é controlado graças ao ar condicionado a bordo com ventilação automática (opcional). Manter-se-á fresco durante o Verão e quente durante o Inverno. Também especial é a ventilação alimentada por energia solar, que mantém a cabina fresca quando o Panthera está estacionado no exterior ao sol.

Materiais e tecnologia:
Cada detalhe das linhas graciosas de Panthera foi exaustivamente optimizado aerodinamicamente, utilizando software de dinâmica de fluidos computacional personalizado e de última geração, resultando numa forma suave e limpa. Os perfis aéreos especialmente concebidos para as asas são otimizados para a eficiência de cruzeiro e, portanto, velocidade, assegurando ao mesmo tempo um elevado nível máximo de elevação e características dóceis de estagnação. A sua cauda em T imediatamente reconhecível assegura um baixo arrasto e ajuda a melhorar as características de centrifugação, evitando que o estabilizador horizontal faça sombra ao leme em ângulos de ataque elevados.
Perceber a forma aerodinâmica do Panthera, assegurando ao mesmo tempo a máxima segurança e mantendo o peso baixo, seria impossível sem a utilização de materiais avançados de próxima geração. A maioria da estrutura da aeronave é feita de compósitos de fibra de carbono, com materiais antiestáticos e Kevlar utilizados em áreas onde é importante. O trem de aterragem retráctil é construído a partir de titânio, dando-lhe uma resistência superior e propriedades de absorção de energia com o peso mínimo do sistema. Todos os sistemas de acionamento na aeronave são totalmente eléctricos, evitando a necessidade de sistemas hidráulicos complexos e pesados.

Segurança:
O Panthera é a sua bolha de segurança pessoal de alto desempenho! Como parte do rico equipamento de série, Panthera dispõe de um sistema de salvamento de pára-quedas estrutural, que foi especialmente desenvolvido, para que possa ser utilizado tanto a baixas como a altas velocidades, bem como a baixas altitudes.
A cabina foi concebida como uma célula de segurança/barra de rolagem com zonas de absorção de energia incorporadas, proporcionando uma segurança superior aos ocupantes em caso de acidente. Os bancos e cintos de segurança foram concebidos de acordo com as últimas normas de certificação +26G CS/FAR-23. Imediatamente perceptível é a incrível vista do cockpit. Ao ter apenas um pilar central, a visão do piloto para a frente e para os lados é praticamente desobstruída, melhorando assim grandemente a segurança do voo. O cockpit ergonómico vem equipado com painéis especiais de anúncio, melhorando a consciência situacional quando se trata de diferentes alarmes sonoros e visuais (terreno, batida, excesso de velocidade, problemas de motor, etc.).
O desempenho do Panthera também contribui para a segurança – a estrutura leve, alimentada por motores potentes significa que atingirá velocidades e altitudes seguras muito mais rapidamente do que o habitual, reduzindo o tempo gasto nas “zonas críticas”. Foi dada especial atenção à forma aerodinâmica, que confere ao Panthera um excelente manuseamento a baixas velocidades e características superiores de perda. Também são importantes soluções à medida para simplificar a manutenção, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de erros durante as operações de manutenção.

TECHNICAL DATA PIPISTREL PANTHERA

PANTHERA
ENGINELycoming IO-540V-V4A5
max power260 hp / 194 kW
WEIGHTS AND DIMENSIONS
max take off mass, MTOM1315 kg / 2900 lb (subject to extension to 1360 kg / 3000 lb)
useful payload500 kg / 1100 lb
total usable fuel2 x 105 l / 2 x 27.7 gal
full fuel payload350 kg / 770 lb
length8.07 m / 26 ft 6 in
wingspan10.86 m / 35 ft 8 in
height2.19 m / 7 ft 2 in
wing area11.2 m2 / 121 ft2
PERFORMANCE (at MTOM)
stall speed (flaps extended), VS055 KIAS
stall speed (flaps retracted), VS60 KIAS
maneuvering speed, VA143 KIAS
never exceed speed, VNE220 KIAS
Performance cruise speed at 75% power198 KTAS, FL 80
climb rate at MTOM and VY6.6 m/s / 1300 ft/min
take off ground roll372 m / 1220 ft
take-off distance (50 ft obstacle)657 m / 2155 ft
landing distance (50 ft obstacle)706 m / 2316 ft
landing ground roll346 m / 1135 ft
fuel consumption at 75% power56 l/h / 14.8 gal/h
range (with 45 min reserve)> 1000 nm, 155 KTAS, FL 120, 4 people aboard (4 x 86 kg)
ceiling7600 m / FL250
AVIONICSGarmin G3X GDU 460 dual 10-inch display PFD and MFD (dual ADAHRS, Synthetic Vision, EMS, ARINC module)Garmin GMC 307 2-axis GPS-slaved digital autopilotGarmin GTN 750 Xi Com/Nav/IFR GPS, touch screenGarmin GTN 650 Xi Second Com/NAV/IFR GPS, touch screenGarmin GMA 35 Remote Audio Panel, IntercomGarmin GTX 345R Transponder Mode C/S ES ADS-B In/OutArtex ELT 345 (406 MHz)Mid-Continent Instruments SAM Backup Airspeed, Backup Altimeter, Backup Artificial Horizon

Note: Data is for sea level, hard runway, ISA conditions. Pipistrel reserves the right to revise this data sheet whenever occasioned by product improvement, government/authority regulations or other good cause.

FUTURE VARIANTS

PANTHERA HYBRID EXPPANTHERA ELECTRO EXP
PowerplantHybrid 200 kW take-off powerElectric 200 kW take-off power
Rated power200 kW (150 kW continuous)
Maximum cruise power 100 kW
200 kW (150 kW continuous)
Weight and Dimensions
MTOM1315 kg / 2900 lb1315 kg / 2900 lb
Useful payload415 kg / 915 lbTBD
Total usable fuel2 x 105 l / 2 x 27.7 galN/A
Full fuel payload265 kg / 585 lbN/A
Wingspan10.86 m / 35 ft 8 in10.86 m / 35 ft 8 in
Length8.07 m / 26 ft 6 in8.07 m / 26 ft 6 in
Height2.19 m / 7 ft 2 in2.19 m / 7 ft 2 in
Wing area11.2 m2 / 121 ft211.2 m2 / 121 ft2
Performance (at MTOM)
Stall speed (flaps extended)60 KIAS62 KIAS
Stall speed (flaps retracted)65 KIAS68 KIAS
Manoeuvring speed VA143 KIAS143 KIAS
Maximum structural cruise speed VC175 KIAS175 KIAS
Never exceed speed VNE220 KIAS220 KIAS
Typical cruise speed at 75% power177 KTAS @ FL150 (full generator power)TBD
Typical cruise speed at 55% powerN/A177 KIAS
Climb rate at MTOM and VY5.8 m/s / 1150 fpm5.8 m/s / 1150 fpm
Take off ground roll290 m290 m
Take-off distance (50 ft. obstacle)530 m530 m
Landing distance (50 ft. obstacle)570 m570 m
Landing ground roll
Consumption at Performance cruiseTBDTBD
Consumption at Economy cruiseTBDTBD
Range with 45 min reserveTBDTBD
CeilingTBDTBD

Note: Data is provisional. The aircraft are under development and the parameters are subject to change.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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