O Sinus Flex é a aeronave ideal porque …

1.

QUATRO AVIÕES NUM SÓ!

  • Quatro aviões em um:
    • planador perfeito;
    • avião de cruzeiro eficiente e rápido;
    • avião de treino versátil;
    • solução flexível de envergadura de asas.

2.

FLEXIBILIDADE DAS ASAS

  • O modelo Sinus Flex transforma um avião motoplanador numa aeronave de cruzeiro rápido em poucos minutos.

3.

ESCOLHA TREM DE ATERRAGEM

  • Escolha de configuração do trem de aterragem de nariz ou de roda traseira para a sua preferência pessoal.

SINUS 912 E SINUS FLEX:

O Sinus motorglider combina um verdadeiro sentido de planador com uma eficiência sem precedentes durante o voo de cruzeiro motorizado e de longo alcance.

Com o sinus pode descolar e aterrar em pistas muito curtas, voar longo curso e divertir-se a planar com uma taxa de planagem 27:1… tudo na mesma aeronave!
Com o modelo Sinus padrão, compram-se literalmente três aeronaves pelo preço de uma. Recebe um planador, um avião de cruzeiro super económico de longo alcance e o avião de treino mais versátil do mercado.

Graças aos seus controlos de voo duplos e à escolha de um trem de aterragem com roda de cauda ou triciclo, o Sinus pode ser utilizado como o seu planador primário e treinador de aviões a motor!

O excelente desempenho foi confirmado com um título de Campeão do Mundo em 2001 e um recorde de voo a solo em todo o mundo em 2004.

Três aviões em um não é suficiente?

Pode melhorar ainda mais o Sinus com uma adição muito pequena – o Flex.

O modelo Sinus Flex é idêntico ao Sinus padrão, com o bónus adicional de pontas de asa intercambiáveis.

As porções exteriores de 5 pés de cada asa podem ser facilmente retiradas e substituídas por pequenas asas de um modelo Virus.

Não conseguiu decidir se queria um Sinus ou o Vírus? Agora pode ter ambos, transformando um motoplanador do Sinus com aquecimento em um pequeno e rápido Cruzador de Vírus, que pode caber em qualquer hangar. A mudança é fácil e leva apenas cinco minutos.

Sinus provou repetidamente as suas principais características excepcionais:

A melhor eficiência de combustível e o melhor alcance:
O Sinus é simplesmente a aeronave ligeira mais eficiente e económica do mercado.

Dado o seu consumo super baixo de combustível de menos de 10 litros por hora (2,6 gph) a uma velocidade de cruzeiro elevada de 200 km/h (110 kts), pode voar facilmente mais de 1000 quilómetros (540 NM) já com os tanques de combustível padrão de 60 litros (16 gal.).

Com tanques de combustível opcionais de longo alcance (100 litros; 26 gal.) o seu alcance com reserva vai além dos 1650 km (890 NM). O Sinus é campeão mundial, voou à volta do mundo e realizou muitos outros voos extremos.

Tendo já dado provas na arena de planagem com vários feitos atraentes, incluindo um triângulo FAI de 500 km, o Sinus detém múltiplose recordes mundiais e marcos da aviação.

O Sinus foi o vencedor absoluto do Campeonato do Mundo WAG 2001 em Espanha e foi vice-campeão em 2005. Em 2004, a Sinus foi a primeira aeronave ligeira a voar à volta do Mundo. Desde então, os nossos proprietários realizaram notáveis voos de longo alcance, incluindo um voo sem escalas de Pisa para Lisboa, Atenas – voo Nordkapp e a primeira travessia Austrália – Nova Zelândia de sempre!

O Sinus também ganhou a lendária corrida Paris – Madrid Green Air Challenge 2011.
Não acredita em nós? Verifique aqui: Voos radicais

Excelente desempenho a planar:
O sinus tem uma alma de planador!

Com asas desportivas de 15 metros e uma taxa de planeio de 27:1 quando a hélice está em bandeira, pode desfrutar de inúmeras horas em térmicas sem queimar uma única gota de combustível. Linhas aerodinâmicas limpas e um acabamento perfeito é o que permite que o Sinus tenha um desempenho ainda melhor do que um número de planadores típicos. E lembre-se, pode sempre ligar o motor, quando o tempo não estiver a seu favor.
Segurança:
O Sinus apresenta o Conceito de Cockpit de Segurança.

Toda a área da cabine está envolta por estruturas de absorção de energia feitas de fibra de Kevlar, um material surpreendente que mantém a integridade da cabine e a torna segura também em caso de impactos mais fortes. Além do nosso Safety Cockpit Concept especial, o Sinus também pode ser equipado com o sistema de salvamento de pára-quedas balístico, que salva a aeronave completa juntamente com a tripulação em caso de emergências graves.
Robusto e fiável:
Uma frota de quase 1000 das nossas aeronaves voa nos seis continentes do Mundo em condições por vezes difíceis de imaginar. Todos os sistemas a bordo resistiram a testes rigorosos para garantir o melhor desempenho da aeronave em condições quentes ou frias, húmidas ou secas, baixas ou altas! As escolas de voo adoram o Sinus devido à fiabilidade, custos operacionais super baixos e infinitas possibilidades de voar.
Conforto e luxo na cabine de pilotagem:
Um cockpit espaçoso, bem ventilado, com interior em couro opcional, irá assegurar que se sinta confortável também durante os voos mais longos e aventureiros. Mesmo o mais alto ou mais baixo dos pilotos sentir-se-á em casa no Sinus, graças aos seus pedais ajustáveis do leme. A escolha de um painel de instrumentos pequeno ou grande pode fazer com que o cockpit se sinta como um planador ou um avião de cruzeiro de longo alcance de topo de linha totalmente equipado. Com excelentes vistas laterais e para baixo, as suas fotografias ar-terra ou ar-ar vão deixar toda a gente invejosa.

TECHNICAL DATA PIPISTREL SINUS FLEX

MODELOSINUS 912VIRUS 912
ENGINE ROTAXROTAX 912 UL2ROTAX 912 UL
max power(with 2 carb.)80 hp at 5800 rpm80 hp at 5800 rpm
PROPELLERPipistrel VARIOPipistrel VARIO
SIZES
wing span14,97 m12,46 m
length6,6 m6,5 m
height1,70 m1,85
wing area12,26 m211,0 m2
rudder area1,1 m21,1 m2
tail area1,63 m21,63 m2
aspect ratio18,313,1
positive flaps9 deg, 18 deg9 deg, 18 deg
negative flaps5 deg5 deg
center of gravity20% – 39%20% – 38%
WEIGHTS
empty weight285 kg284 kg
empty weight light version275 kg274 kg
max take off weight (MTOW)450 kg / 472.5 kg / 544 kg450 kg / 472.5 kg / 544 kg
fuel tanks capacity2 x 30 l / 2 x 50 l2 x 30 l / 2 x 50 l
useful fuel2 x 27 l / 2 x 45 l2 x 27 l / 2 x 45 l
PERFORMANCESDATA PUBLISHED FOR MTOM of 472.5 kg
stall with flaps63 km/h64 km/h
stall without flaps66 km/h72 km/h
cruising speed (75% power)200 km/h225 km/h
max. horizontal speed220 km/h240 km/h
VNE225 km/h249 km/h
max speed with airbrakes160 km/h160 km/h
max speed with flaps down130 km/h130 km/h
manoeuvring speed141 km/h141 km/h
best climb speed115 km/h130 km/h
max climb rate6,5 m/sec6,2 m/sec
climb rate at 140 km/h6,3 m/sec5,9 m/sec
min.sink speed90 km/h96 km/h
min.sink (prop. 90 deg.)1,03 m/sec1,35 m/sec
max. sink with airbrakes5,5 m/sec5,8 m/sec
best glide ratio speed95 km/h110 km/h
best glide (prop. 90 deg.)1:271:24
glide at 150 km/h (prop 90 deg)1:181:14
take off run88 m90 m
take off over 15 m obstacle148m167 m
service ceiling8800 m8100 m
45°-45° roll time4,2 sec3,1 sec
fuel consumption at cruise speed9,2 l/hour9,5 l/hour
endurance (std tanks)5,8 hours5,7hours
range distance1200 km1150 km
max load factor permitted ( x1,875)+4g -2g+4g -2g
design safety factors & testedminimum 1.875minimum 1.875

Nota: A PIPISTREL reserva-se o direito de rever esta folha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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