O Virus SW121 é a aeronave ideal porque…

1.

É A MAIS AVANÇADA

É a aeronave mais avançada e económica (na aquisição e operação) de entre todas as aeronaves de 2 lugares certificadas na sua categoria pela EASA. É a aeronave ideal para treino ou para uso pessoal.

2.

COCKPIT DIGITAL E VFR NOTURNO

Com um interior confortável e “glass cockpit” duplo Garmin G3X, piloto automático digital Garmin, operação aprovada para voo VFR noturno, “spin approved” e capacidade de rebocar planadores.

3.

PERFORMANCE E ROBUSTEZ

Tem as melhores prestações de todos os seus competidores, e robustez ao mais alto nível com milhares de aeronaves a voar por todo o mundo, um fabricante empenhado e inovador e provas dadas. É atualmente a aeronave de treino básico da Força Aérea e Marinha Indiana.

VIRUS SW 121:
A aeronave mais avançada da sua categoria

Este é o resultado de mais de 20 anos de experiência na concepção de aviões com eficiência energética, que seguem a filosofia do planador. As formas dos aviões são tão limpas que permitem voar com a menor potência e ruído, bem como com o menor consumo de combustível, quando se mantém o desempenho ao mesmo nível ou ainda melhor. Aprovado para “vrilles” intencionais e VFR nocturno, o Virus SW 121 tem as melhores características de voo na sua categoria.

Perfeição estrutural é a soma dos conhecimentos adquiridos no fabrico de 1300 aviões da mesma família de produtos. Certificado e utilizado nas condições mais duras em todo o mundo, o Virus SW 121 satisfaz as expectativas dos clientes mais exigentes, incluindo o Ministério da Defesa indiano, que adquiriu quase 200 aviões Pipistrel para o treinador básico oficial da Força Aérea e Marinha Indiana, Marinha.

As características de voo do Vírus SW 121 são a prova de aeronaves com características simples, extremamente eficientes e amigas do ambiente, mas ao mesmo tempo alcançando um desempenho soberbo que pode satisfazer até os pilotos mais exigentes. Devido às suas vantagens, excelentes características, baixos custos de operação e acessibilidade, é a melhor escolha no mercado como aeronave avançada para as organizações de formação.

O SW 121 apresenta o melhor equipamento da categoria, incluindo:

  • cockpit de vidro de ecrã duplo
  • piloto automático com todas as funcionalidades
  • Velocidade de cruzeiro elevada e o mais longo alcance na sua categoria
  • Sistema de salvamento de pára-quedas balístico completo da estrutura aérea
  • Motor certificado capaz de funcionar com combustível automóvel
  • Hélice hidráulica de velocidade constante certificada
  • Aprovação de “vrilles” intencionais
  • Aprovação para VFR nocturno
  • travões aerodinâmicos para descida rápida
  • Equipamento para reboque de planador

É ainda importante realçar as características especiais do Virus SW121:

Desempenho rápido e económico:
É a aeronave mais rápida, mais capaz e mais económica da categoria CS-LSA. O seu desempenho em termos de velocidade permite voar a velocidades IFR em espaços aéreos e procedimentos complexos, pelo que pode ser utilizado para uso privado e treino também em aeroportos movimentados com companhias aéreas sem abrandar o outro tráfego.
Certificado EASA:
É a primeira e única aeronave com certificação tipo EASA (sem restrições, categoria “normal”) na categoria CS-LSA para operações VFR nocturna, “vrilles” intencionais, a única com piloto automático, duas unidades ADAHRS redundantes e travões aerodinâmicos. Pode ser utilizado para operações comerciais e é a solução ideal para treino PPL.
Peças impressas em 3D:
É a primeira pequena aeronave na história a ser certificada com peças impressas em 3D. O Virus SW 121 permite às escolas de voo substituir o seu sistema multiaéreo, onde têm de utilizar pelo menos uma aeronave para treino básico e outra para treino avançado, para apenas uma aeronave. Combinando a capacidade tipicamente obtida com várias aeronaves numa só, podem reduzir drasticamente o preço de compra e os custos iniciais da frota de treino.
Múltiplos fins de aprendizagem:
Pode ser utilizado para diferentes fins de aprendizagem: como treinador inicial muito simples no início do processo, até que sistemas mais avançados – tais como hélice de velocidade constante, flaps negativos, travões aerodinâmicos e piloto automático – decidam ser incluídos. O instrutor pode aumentar lentamente a dificuldade nas fases posteriores do treino através da adição gradual de novos sistemas e opções para as quais a aeronave é certificada (“vrilles” intencionais, rotas mais longas e utilização do piloto automático, também durante a noite graças à aprovação VFR nocturna, etc.).
“Formação em rota IFR”:
O Virus SW 121 está repleto de equipamento de navegação e comunicação de última geração: como tal, também pode ser parcialmente utilizado para treino “em rota IFR” em vários países. Isto torna o Virus SW 121 o único avião de 2 lugares no mercado que permite treinar desde o início mais simples até à dificuldade de um bimotor para obter licenças de piloto mais elevadas.
Reboque de planadores:
É também certificado para o reboque de planadores, o que o torna ainda mais útil, nos casos em que é ainda mais importante que as horas de voo de um avião possam ser utilizadas na sua totalidade.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PIPISTREL VIRUS SW 121

ModeloVIRUS SW 100 EASA LSA
Motor ROTAXRotax “EASA certified” 912S3 100 hp,
Potência Máxima (com 2 carb.)100 Hp, 73,5 kW take off power
HÉLICE2 blade Hydraulic CS MTV-33-1-A/170-200 EASA certified
DIMENSÕES
Comprimento6.45 m, 26.5 ft.
Largura10.70 m, 21.15 ft.
Altura2.06 m, 6.75 ft.
Superfície da asa9.51 m², 102.4 ft²
Comprimento da asa10.71 m, 35.10 ft.
Corda da asa0.898 m, 2.95 ft.
Superfície da cauda1.02 m², 10.9 ft²
Área2.18 m, 7.15 ft.
Superfície do estabilizador vertical1.24 m², 13.3 ft²
Altura1.19 m, 3.90 ft.
“aspect ratio”11,3
Flaps positivos0°, +9°, +20°; marked (0), (+1), (+2) respectively
Flaps negativos5-° marked as (-)
Centro de gravidade25% – 33% MAC
PESOS
Peso em vazio349 kg, 768 lb
Peso máximo à descolagem (MTOW)600 kg, 1323 lb
Carga útil251 kg, 522 lbs
Peso máximo de bagagem25 kg, 55 lb
Capacidade de combustível2 x 50 l
Combustível utilizável2 x 49 l
DESEMPENHO
VNE – Velocidade a nunca exceder163 KTAS
VNO – Velocidade de cruzeiro120 KIAS
Va- Velocidade de manobra100 KIAS
Vfe- Veloc. máxima extensão flaps81 KIAS
Vae- Veloc. extensão “speedbrakes”100 KIAS
Perda sem flaps50 KCAS
Limites de reboquePlanador até 600 kg (para 500 m distância de descolagem (sobre obstáculo de 15m)
Velocidade de melhor subida78 KIAS
Razão de subida máxima1050 ft./min
Distância de descolagem (SL)160 m
Distância de descolagem (sobre obstáculo de 15m e SL)320 m
Altitude máxima para descolagem10,000 ft. MSL
Teto de serviços16,000 ft. MSL
Combustível autorizadoAVGAS, MOGAS or car fuel (min RON 95; EN228 Premium or Premium plus with max. 10% Ethanol)
Consumo a 2000 ft. 75% potência e velocidade de cruzeiro18,4 l/h
Endurance @4000 ft., 65 % potência5h 33 min (+30 min reserva)
Alcance (+ 30 min reserva, @4000 ft., 65% potência)1189 km / 642 nm
Nível de ruído – (ICAO Annex 16, Chapter 10)70 dB(A) (medido)
Limites de carga máxima4.0 g+, 2.0 g-

Nota: A PIPISTREL reserva-se o direito de rever esta folha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.

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