O Explorer SW121A é a aeronave ideal porque…

1.

É A MAIS AVANÇADA

  • Pronta para IFR com cockpit de ecrãs duplos “Full Glass Cockpit” sensíveis ao toque, piloto automático avançado, dois rádios e GPS certificado, hélice hidráulica de velocidade constante, travões aerodinâmicos, tubo de pitot aquecido, e pedais e apoios de cabeça ajustáveis.
  • O avião de 2 lugares melhor equipado, acessível e confortável com certificação “EASA Type-certified” na sua categoria.
  • Mais de 1500 aeronaves da mesma família estão a voar em todos os continentes.

2.

ATRIBUTOS AVANÇADOS DE SEGURANÇA

  • Equipado com sistema de pára-quedas balístico e um sistema avançado “stick shaker” de aviso de perda, o Explorer proporciona os mais altos níveis de segurança.
  • Aprovado para VFR nocturno e vrille intencional, é um grande avião para treino avançado UPRT.

3.

AERONAVE VERSÁTIL MULTIFUNÇÕES

  • A sua estrutura oferece uma aerodinâmica imbatível ao mesmo tempo que é robusta para aterrar em terrenos não preparados.
  • Cruza a 2 NM por minuto, sobe a 1000 fpm, está ricamente equipada e cheia de automatização.
  • É o avião de viagem pessoal ideal, avião de aeroclube, e treinador avançado.

EXPLORER SW 121A:
A aeronave mais avançada da sua categoria

Brochura do Pipistrel Explorer.pdf – descarregar aqui

O Vírus SW 121A – Explorer é a aeronave mais avançada na sua categoria! Está um passo à frente do seu irmão mais velho, o Virus SW 121. É o resultado de mais de 30 anos de experiência da Pipistrel na concepção de aviões a motor eficientes, que seguem a filosofia do planador. As formas extraordinariamente limpas dos aviões permitem voar com o mínimo de potência e ruído, bem como o menor consumo de combustível, mantendo o desempenho no mesmo nível ou ainda melhor. Aprovado para “vrille” intencional e sem restrições e VFR nocturno, o Explorer tem as melhores características de voo na sua categoria.

A eficiência estrutural é a soma dos conhecimentos adquiridos no fabrico de 1500 aeronaves da mesma família de produtos. Certificada e utilizada nos mais diversos ambientes em todo o mundo, toda a família de aeronaves SW 121 satisfaz as expectativas dos clientes mais exigentes que utilizam as aeronaves em condições quentes e húmidas ou extremamente frias, atmosfera salgada próxima do mar, ou em aeroportos de muito alta altitude.

Mesmo com todas as suas características avançadas e desempenho soberbo, o design extremamente eficiente e amigo do ambiente do Explorer torna-o muito simples voar e operar. Os resultados são baixos custos de funcionamento e manutenção, tornando-o a escolha mais acessível do mercado, quer como formador avançado para as organizações de formação, quer como avião de viagem pessoal para indivíduos aventureiros.

O Explorer apresenta o melhor equipamento da categoria, incluindo:

  • cockpit de ecrã duplo táctil
  • piloto automático com todas as funcionalidades avançadas e proteção de envelope de voo
  • rádio duplo e GPS certificado para aproximações LPV
  • ADS-B In-Out
  • aviso de perda com “stick shaker”
  • sistema de salvamento de pára-quedas balístico completo
  • motor certificado capaz de funcionar com combustível automóvel
  • hélice hidráulica de velocidade constante certificada
  • travões aerodinâmicos para descida rápida
  • Flaps com posição negativa para melhor performance em cruzeiro
  • gancho de reboque de planador
  • aprovação para VFR nocturno
  • aprovação de “vrille” intencional e sem restrições
  • pedais e encostos de cabeça ajustáveis

É importante destacar as principais características do Explorer:
Desempenho rápido e económico:
É a aeronave mais rápida, mais capaz e mais económica da categoria CS-LSA. O seu desempenho em termos de velocidade permite-lhe voar a velocidades IFR em espaços aéreos e procedimentos complexos, pelo que pode ser utilizado para uso privado e treino também em aeroportos movimentados junto a aviões de linha aérea, sem abrandar o outro tráfego.
Certificado de tipo EASA:
É a primeira e única aeronave com certificação tipo EASA (sem restrições, categoria “normal”) na categoria CS-LSA para operações VFR nocturnas, “vrille” intencionais , a única com piloto automático, duas unidades ADAHRS redundantes e travões aerodinâmicos. Pode ser utilizado para operações comerciais e é a solução ideal para o treino PPL.
Segurança baseada em tecnologia moderna:
O SW121A Explorer incorpora um sistema de aviso de perda táctil com “stick shaker”, já em uso no Velis Electro e Velis Club, que alerta o piloto quando se aproxima da perda. O sistema de salvamento de pára-quedas balístico de estrutura completa acrescenta a camada final de segurança nessas situações, quando todas as outras medidas foram ineficazes.
O Explorer (e a família de aeronaves SW 121) é a primeira pequena aeronave na história a ser certificada com peças impressas em 3D.
Múltiplos propósitos de aprendizagem:
O Explorer pode ser utilizado para diferentes fins de aprendizagem: desde ser um treinador inicial muito simples no início do processo até sistemas mais avançados – tais como hélice de velocidade constante, flaps negativos, travões aerodinâmicos e piloto automático – que podem ser incluídos mais tarde. O instrutor pode aumentar lentamente a dificuldade dos pilotos nas fases posteriores do treino através da adição gradual de novos sistemas e opções para as quais a aeronave é certificada (“vrille” intencionais, rotas mais longas e utilização do piloto automático, também durante a noite, graças à aprovação VFR nocturna, etc.).
O Explorer permite às escolas de voo substituir o seu sistema multiaéreo, onde têm de utilizar pelo menos uma aeronave para treino básico e outra para treino avançado, para apenas uma aeronave. Ao combinar todas as capacidades normalmente obtidas com muitas aeronaves numa só, podem reduzir drasticamente os custos iniciais da frota de treino.
Formação “IFR em rota”.
O Explorer está repleto de equipamento de navegação e comunicação de última geração. Como tal, também pode ser parcialmente utilizado para formação “em rota IFR” em vários países. Isto faz do Explorer o único avião de 2 lugares no mercado que permite a formação desde o início mais simples até à dificuldade de um bimotor para obter licenças de piloto mais elevadas.
Reboque de planadores:
Ser certificado para o reboque de planadores faz com que o Explorer seja muito útil para os clubes como avião tudo-em-um para treino, voo cross-country, e reboque de planadores, oferecendo as horas de voo num avião para ser totalmente utilizado.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PIPISTREL EXPLORER SW 121A

ModeloSW121A
Motor ROTAXRotax “EASA certified” 912S3 100 hp,
Potência Máxima (com 2 carb.)100 Hp, 73,5 kW take off power
HÉLICE2 blade Hydraulic CS MTV-33-1-A/170-200 EASA certified
DIMENSÕES
Comprimento6.45 m, 26.5 ft.
Largura10.70 m, 21.15 ft.
Altura2.06 m, 6.75 ft.
Superfície da asa9.51 m², 102.4 ft²
Comprimento da asa10.71 m, 35.10 ft.
Corda da asa0.898 m, 2.95 ft.
Superfície da cauda1.02 m², 10.9 ft²
Área2.18 m, 7.15 ft.
Superfície do estabilizador vertical1.24 m², 13.3 ft²
Altura1.19 m, 3.90 ft.
“aspect ratio”11,3
Flaps positivos0°, +9°, +20°; marked (0), (+1), (+2) respectively
Flaps negativos5-° marked as (-)
Centro de gravidade25% – 33% MAC
PESOS
Peso em vazio349 kg, 768 lb
Peso máximo à descolagem (MTOW)600 kg, 1323 lb
Carga útil251 kg, 522 lbs
Peso máximo de bagagem25 kg, 55 lb
Capacidade de combustível2 x 50 l
Combustível utilizável2 x 49 l
DESEMPENHO
VNE – Velocidade a nunca exceder163 KTAS
VNO – Velocidade de cruzeiro120 KIAS
Va- Velocidade de manobra100 KIAS
Vfe- Veloc. máxima extensão flaps81 KIAS
Vae- Veloc. extensão “speedbrakes”100 KIAS
Perda sem flaps50 KCAS
Limites de reboquePlanador até 600 kg (para 500 m distância de descolagem (sobre obstáculo de 15m)
Velocidade de melhor subida78 KIAS
Razão de subida máxima1050 ft./min
Distância de descolagem (SL)160 m
Distância de descolagem (sobre obstáculo de 15m e SL)320 m
Altitude máxima para descolagem10,000 ft. MSL
Teto de serviços16,000 ft. MSL
Combustível autorizadoAVGAS, MOGAS or car fuel (min RON 95; EN228 Premium or Premium plus with max. 10% Ethanol)
Consumo a 2000 ft. 75% potência e velocidade de cruzeiro18,4 l/h
Endurance @4000 ft., 65 % potência5h 33 min (+30 min reserva)
Alcance (+ 30 min reserva, @4000 ft., 65% potência)1189 km / 642 nm
Nível de ruído – (ICAO Annex 16, Chapter 10)70 dB(A) (medido)
Limites de carga máxima4.0 g+, 2.0 g-

Nota: A PIPISTREL reserva-se o direito de rever esta folha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.