O Virus é a aeronave ultraleve ideal porque …
1.
PERFORMANCE PURA
Um avião sem compromissos e com feitos recordes: desde vários voos à volta do mundo até às vitórias da NASA no desafio
2.
FLEXIBILIDADE DE MOTOR
Flexibilidade de diferentes motores e hélices para diferentes necessidades.
3.
TOTALMENTE COSTUMIZÁVEL
Uma aeronave totalmente personalizável para os seus desejos e necessidades.
VIRUS:
A aeronave de cruzeiro mais rápida!
O VIRUS SW é a aeronave de cruzeiro de alta velocidade mais económica e definitivamente a família de aeronaves de asa alta mais rápida na sua categoria.
A escolha múltipla de motores define as variantes, desde os motores de 80 HP até aos motores Turbocharged Rotax série 912/914 de 115 HP, incluindo o iS injectado de combustível, e mesmo mais recente Rotax 915is Turbo!
Feito de materiais compostos de última geração, é leve, robusto e apresenta uma carga útil sem precedentes de mais de 300 kg (660 lbs). O Virus SW oferece o que nenhum concorrente é capaz de oferecer e conquistou corações de pessoas em todo o mundo, sendo o mais vendido desde a sua introdução.
Desempenho premiado pela NASA
O Virus SW é a única aeronave leve que combina velocidade pura com uma economia de combustível sem precedentes.
Mais de 1000 unidades já foram vendidas em todo o mundo, conquistando os corações e aclamações de proprietários privados, profissionais da aviação, organizações de formação e instrutores militares, tal como ganhou o desafio da NASA. Duas vezes! Desde as vitórias no desafio PAV 2007 e no desafio do centenário do GAT da NASA 2008, o Virus SW foi ainda mais aperfeiçoado e optimizado para um desempenho ainda melhor.
O Virus SW é capaz de operar desde elevações do nível do mar até 15.000 pés, descolagem e aterragem a partir de pistas curtas e sobre obstáculos graças a travões aéreos únicos, é a aeronave ultraleve mais silenciosa e tem um dos mais baixos custos operacionais na sua categoria.
Velocidade, eficiência e alcance ultra-longo são a assinatura da Pipistrel. O Virus SW navega mais depressa, vai muito mais longe e voa mais alto que os concorrentes, tudo isto enquanto queima menos combustível! Imagine voar a mais de 260 km/h (140 kts), sobrevoar facilmente terrenos superiores a 4500 m (15.000 pés) e cobrir distâncias de mais de 1500 km (800 NM). Com o Virus SW é possível. Tudo isto e muito mais! A aeronave pode ser equipada com motores Rotax 912 (80 cv) 912S (100 cv), 912 iS (100 cv) e 914 Turbo (115 cv) e 915 is, e uma grande variedade de opções de aviónicos.
Graças a uma eficiência aerodinâmica superior, estrutura de material composto de última geração e valores mais baixos de consumo de combustível na categoria, o Virus SW é ideal para voos de alta velocidade entre países, missões de vigilância, ab-inicio, treino de manobras avançadas e extremas, fotografia aérea e operações de alta montanha.
Sabia que o Virus SW tem a taxa de planeio de 15:1 e pode planar mais longe em caso de emergência do que a maioria dos aviões?
Segurança, engenharia e certificações mundiais
O vírus SW pode ser apelidado de campeão dos 300 km/h (160 kts), mas é muito mais do que isso!
Com uma alta velocidade de penetração de turbulência (arco verde) e VNE de 302 km/h (163 kts), é possível tirar partido da alta velocidade de cruzeiro mesmo em forte turbulência. O cockpit permanece silencioso e confortável durante todo o voo!
O Virus SW tem as maiores margens de segurança de voo na sua categoria e pode ser equipado com o sistema de salvamento total de pára-quedas balístico, oferecendo uma hipótese de salvamento mesmo a velocidades máximas e próximo do terreno.
Cabina confortável e luxuosa
O exclusivo cockpit de segurança reforçado com kevlar com interior em couro luxuoso irá mantê-lo tanto confortável como seguro. Pode escolher as suas próprias configurações de cor gratuitamente!
O painel de instrumentos é feito de fibra de carbono e pode acomodar uma vasta selecção de aviónicos modernos, incluindo um conjunto IFR “glass cockpit” completo, piloto automático de duplo eixo accionado por GPS e controlo de hélice elétrico ou hidráulico. O painel pode ser organizado de acordo com os seus desejos com a assistência dos nossos técnicos especializados em aviónicos.
O Virus SW tem um alcance superior a 1850 km (1000 nm) e pode levar consigo 40 kg (90 lbs) de bagagem.
Mediante pedido especial, o Vírus pode ser adaptado para Missões Especiais, incluindo câmaras visuais/IR, levantamentos geográficos, voos trans-oceânicos e muito mais.
TECHNICAL DATA PIPISTREL VIRUS SW 80/100/115/iS
MODEL | VIRUS 912 SW 80 | VIRUS 912 SW 100 |
---|---|---|
ENGINE ROTAX | ROTAX 912 UL | ROTAX 912 ULS |
max power(with 2 carb.) | 80 hp at 5800 rpm | 100 hp at 5800 rpm |
PROPELLER | Variable pitch | Variable pitch |
SIZES | ||
wing span | 10.71 m | 10.71 m |
length | 6.5 m | 6.5 m |
height | 1,85 | 1,85 |
wing area | 9.51 m2 | 9.51 m2 |
rudder area | 1.1 m2 | 1.1 m2 |
tail area | 1.08 m2 | 1.08 m2 |
aspect ratio | 11,3 | 11,3 |
positive flaps | 9 deg. 19 deg | 9 deg. 19 deg |
negative flaps | 5 deg | 5 deg |
center of gravity | 25% – 37% | 25% – 37% |
WEIGHTS | ||
empty weight | 287 kg | 289 kg |
max take off weight (MTOW) | 472.5 kg / 600 kg | 472.5 kg / 600 kg |
fuel tanks capacity | 2 x 50 l | 2 x 50 l |
useful fuel | 2 x 47 l | 2 x 47 l |
PERFORMANCES | ||
stall with flaps | 64 km/h | 64 km/h |
stall without flaps | 79 km/h | 79 km/h |
cruising speed (75% power) | 246 km/h | 273 km/h |
max. horizontal speed | 264 km/h | 283 km/h |
VNE | 302 km/h | 302 km/h |
max speed with airbrakes out | 205 km/h | 205 km/h |
max speed with flaps down | 130 km/h | 130 km/h |
manoeuvring speed | 174 km/h | 174 km/h |
best climb speed | 140 km/h | 140 km/h |
max climb rate | 6.1 m/sec | 8.4 m/sec |
best glide ratio speed | 118 km/h | 118 km/h |
best glide | 1:17 | 1:17 |
take off run | 140 m | 95 m |
take off over 15 m obstacle | 225 m | 175 m |
service ceiling | 6200 m | 6800 m |
45°-45° roll time | 1.6 sec | 1.6 sec |
fuel consum. at cruise. speed | 13.6 l/hour | 17.8 l/hour |
endurance | 6.9 hours | 5.3 hours |
range distance | 1650 km | 1450 km |
max load factor permitted ( x1.875) | +4g -2g | +4g -2g |
design safety factors & tested | minimum 1.875 | minimum 1.875 |
MODEL | VIRUS 912 SW 100 IS |
---|---|
ENGINE ROTAX | ROTAX 912 iS |
max power(with 2 carb.) | 100 hp at 5800 rpm |
PROPELLER | Variable pitch |
SIZES | |
wing span | 10.71 m (35 ft. 1 inch) |
length | 6.5 m (21 ft. 3 inch) |
height | 1,85 |
wing area | 9.51 m2 (103ft2) |
rudder area | 1.1 m2 |
tail area | 1.08 m2 |
aspect ratio | 11,3 |
positive flaps | 9 deg. 19 deg |
negative flaps | 5 deg |
center of gravity | 25% – 37% |
WEIGHTS | |
empty weight | 292 kg |
max take off weight (MTOW) | 472.5 kg / 600 kg |
fuel tanks capacity | 2 x 50 l |
useful fuel | 2 x 47 l |
PERFORMANCES | |
stall with flaps | 64 km/h |
stall without flaps | 79 km/h |
cruising speed (75% power) | 273 km/h |
max. horizontal speed | 283 km/h |
VNE | 302 km/h |
max speed with airbrakes out | 205 km/h |
max speed with flaps down | 130 km/h |
manoeuvring speed | 174 km/h |
best climb speed | 140 km/h |
max climb rate | 8.4 m/sec |
best glide ratio speed | 118 km/h |
best glide | 1:17 |
take off run | 95 m |
take off over 15 m obstacle | 175 m |
service ceiling | 6800 m |
45°-45° roll time | 1.6 sec |
fuel consumption at cruise speed | 15.5 l/hour |
endurance | 6.4 hours |
range distance | 1720 km |
max load factor permitted ( x1.875) | +4g -2g |
design safety factors & tested | minimum 1.875 |
Nota: A Pipistrel reserva-se o direito de rever esta ficha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.
O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.
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