O Virus é a aeronave ultraleve ideal porque …

1.

PERFORMANCE PURA

Um avião sem compromissos e com feitos recordes: desde vários voos à volta do mundo até às vitórias da NASA no desafio

2.

FLEXIBILIDADE DE MOTOR

Flexibilidade de diferentes motores e hélices para diferentes necessidades.

3.

TOTALMENTE COSTUMIZÁVEL

Uma aeronave totalmente personalizável para os seus desejos e necessidades.

VIRUS:
A aeronave de cruzeiro mais rápida!

O VIRUS SW é a aeronave de cruzeiro de alta velocidade mais económica e definitivamente a família de aeronaves de asa alta mais rápida na sua categoria.

A escolha múltipla de motores define as variantes, desde os motores de 80 HP até aos motores Turbocharged Rotax série 912/914 de 115 HP, incluindo o iS injectado de combustível, e mesmo mais recente Rotax 915is Turbo!

Feito de materiais compostos de última geração, é leve, robusto e apresenta uma carga útil sem precedentes de mais de 300 kg (660 lbs). O Virus SW oferece o que nenhum concorrente é capaz de oferecer e conquistou corações de pessoas em todo o mundo, sendo o mais vendido desde a sua introdução.
Desempenho premiado pela NASA
O Virus SW é a única aeronave leve que combina velocidade pura com uma economia de combustível sem precedentes.

Mais de 1000 unidades já foram vendidas em todo o mundo, conquistando os corações e aclamações de proprietários privados, profissionais da aviação, organizações de formação e instrutores militares, tal como ganhou o desafio da NASA. Duas vezes! Desde as vitórias no desafio PAV 2007 e no desafio do centenário do GAT da NASA 2008, o Virus SW foi ainda mais aperfeiçoado e optimizado para um desempenho ainda melhor.
O Virus SW é capaz de operar desde elevações do nível do mar até 15.000 pés, descolagem e aterragem a partir de pistas curtas e sobre obstáculos graças a travões aéreos únicos, é a aeronave ultraleve mais silenciosa e tem um dos mais baixos custos operacionais na sua categoria.
Velocidade, eficiência e alcance ultra-longo são a assinatura da Pipistrel. O Virus SW navega mais depressa, vai muito mais longe e voa mais alto que os concorrentes, tudo isto enquanto queima menos combustível! Imagine voar a mais de 260 km/h (140 kts), sobrevoar facilmente terrenos superiores a 4500 m (15.000 pés) e cobrir distâncias de mais de 1500 km (800 NM). Com o Virus SW é possível. Tudo isto e muito mais! A aeronave pode ser equipada com motores Rotax 912 (80 cv) 912S (100 cv), 912 iS (100 cv) e 914 Turbo (115 cv) e 915 is, e uma grande variedade de opções de aviónicos.

Graças a uma eficiência aerodinâmica superior, estrutura de material composto de última geração e valores mais baixos de consumo de combustível na categoria, o Virus SW é ideal para voos de alta velocidade entre países, missões de vigilância, ab-inicio, treino de manobras avançadas e extremas, fotografia aérea e operações de alta montanha.

Sabia que o Virus SW tem a taxa de planeio de 15:1 e pode planar mais longe em caso de emergência do que a maioria dos aviões?

Segurança, engenharia e certificações mundiais
O vírus SW pode ser apelidado de campeão dos 300 km/h (160 kts), mas é muito mais do que isso!

Com uma alta velocidade de penetração de turbulência (arco verde) e VNE de 302 km/h (163 kts), é possível tirar partido da alta velocidade de cruzeiro mesmo em forte turbulência. O cockpit permanece silencioso e confortável durante todo o voo!

O Virus SW tem as maiores margens de segurança de voo na sua categoria e pode ser equipado com o sistema de salvamento total de pára-quedas balístico, oferecendo uma hipótese de salvamento mesmo a velocidades máximas e próximo do terreno.

Cabina confortável e luxuosa
O exclusivo cockpit de segurança reforçado com kevlar com interior em couro luxuoso irá mantê-lo tanto confortável como seguro. Pode escolher as suas próprias configurações de cor gratuitamente!

O painel de instrumentos é feito de fibra de carbono e pode acomodar uma vasta selecção de aviónicos modernos, incluindo um conjunto IFR “glass cockpit” completo, piloto automático de duplo eixo accionado por GPS e controlo de hélice elétrico ou hidráulico. O painel pode ser organizado de acordo com os seus desejos com a assistência dos nossos técnicos especializados em aviónicos.

O Virus SW tem um alcance superior a 1850 km (1000 nm) e pode levar consigo 40 kg (90 lbs) de bagagem.

Mediante pedido especial, o Vírus pode ser adaptado para Missões Especiais, incluindo câmaras visuais/IR, levantamentos geográficos, voos trans-oceânicos e muito mais.

TECHNICAL DATA PIPISTREL VIRUS SW 80/100/115/iS

MODELVIRUS 912 SW 80VIRUS 912 SW 100
ENGINE ROTAXROTAX 912 ULROTAX 912 ULS
max power(with 2 carb.)80 hp at 5800 rpm100 hp at 5800 rpm
PROPELLERVariable pitchVariable pitch
SIZES
wing span10.71 m10.71 m
length6.5 m6.5 m
height1,851,85
wing area9.51 m29.51 m2
rudder area1.1 m21.1 m2
tail area1.08 m21.08 m2
aspect ratio11,311,3
positive flaps9 deg. 19 deg9 deg. 19 deg
negative flaps5 deg5 deg
center of gravity25% – 37%25% – 37%
WEIGHTS
empty weight287 kg289 kg
max take off weight (MTOW)472.5 kg / 600 kg472.5 kg / 600 kg
fuel tanks capacity2 x 50 l2 x 50 l
useful fuel2 x 47 l2 x 47 l
PERFORMANCES
stall with flaps64 km/h64 km/h
stall without flaps79 km/h79 km/h
cruising speed (75% power)246 km/h273 km/h
max. horizontal speed264 km/h283 km/h
VNE302 km/h302 km/h
max speed with airbrakes out205 km/h205 km/h
max speed with flaps down130 km/h130 km/h
manoeuvring speed174 km/h174 km/h
best climb speed140 km/h140 km/h
max climb rate6.1 m/sec8.4 m/sec
best glide ratio speed118 km/h118 km/h
best glide1:171:17
take off run140 m95 m
take off over 15 m obstacle225 m175 m
service ceiling6200 m6800 m
45°-45° roll time1.6 sec1.6 sec
fuel consum. at cruise. speed13.6 l/hour17.8 l/hour
endurance6.9 hours5.3 hours
range distance1650 km1450 km
max load factor permitted ( x1.875)+4g -2g+4g -2g
design safety factors & testedminimum 1.875minimum 1.875
MODELVIRUS 912 SW 100 IS
ENGINE ROTAXROTAX 912 iS
max power(with 2 carb.)100 hp at 5800 rpm
PROPELLERVariable pitch
SIZES
wing span10.71 m (35 ft. 1 inch)
length6.5 m (21 ft. 3 inch)
height1,85
wing area9.51 m2 (103ft2)
rudder area1.1 m2
tail area1.08 m2
aspect ratio11,3
positive flaps9 deg. 19 deg
negative flaps5 deg
center of gravity25% – 37%
WEIGHTS
empty weight292 kg
max take off weight (MTOW)472.5 kg / 600 kg
fuel tanks capacity2 x 50 l
useful fuel2 x 47 l
PERFORMANCES
stall with flaps64 km/h
stall without flaps79 km/h
cruising speed (75% power)273 km/h
max. horizontal speed283 km/h
VNE302 km/h
max speed with airbrakes out205 km/h
max speed with flaps down130 km/h
manoeuvring speed174 km/h
best climb speed140 km/h
max climb rate8.4 m/sec
best glide ratio speed118 km/h
best glide1:17
take off run95 m
take off over 15 m obstacle175 m
service ceiling6800 m
45°-45° roll time1.6 sec
fuel consumption at cruise speed15.5 l/hour
endurance6.4 hours
range distance1720 km
max load factor permitted ( x1.875)+4g -2g
design safety factors & testedminimum 1.875

Nota: A Pipistrel reserva-se o direito de rever esta ficha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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