O Taurus Electro é a aeronave ideal porque …

1.

AUTO SUFICIENTE

  • Planador eléctrico de 2 lugares, versátil e autónomo, com trem de aterragem duplo para planar de forma totalmente independente.

2.

COCKPIT CONFORTÁVEL

  • O cockpit mais espaçoso e confortável com uma vista incrível.

3.

VOO SUPERIOR

  • Excelentes características de planeio e controlos harmonizados com 15 m de envergadura de asa.

TAURUS ELECTRO:

O PRIMEIRO AVIÃO ELÉCTRICO EM PRODUÇÃO DE SÉRIE

O Taurus Electro foi o primeiro avião elétrico de 2 lugares de produção em série, disponível no mercado desde 2007.

Com base no Taurus M, o Taurus Electro G2.5 substitui o motor a gasolina pelo trem eléctrico de alta potência, onde a capacidade da bateria não é um factor limitador do desempenho/durabilidade.

O Taurus Electro G2.5 representa um salto em frente no desempenho, segurança, funcionalidade e facilidade de utilização.

Desde 2018 Taurus Electro 2.5 também oferece carga rápida e é compatível com a gama de carregadores eléctricos Pipistrel’s Skycharge.

O Taurus Electro G2.5 oferece total liberdade e independência graças ao motor eléctrico retráctil, trem de aterragem principal retráctil duplo, excelente desempenho de planeio, manutenção barata e um cockpit espaçoso e bem ventilado.

Pode o eléctrico funcionar melhor do que o convencional? Absolutamente!
O Taurus Electro G2.5 pode utilizar uma pista mais curta, sobe mais depressa e tem um desempenho muito melhor do que a versão a gasolina, quando se trata de operações a grande altitude. Tudo isto é possível graças ao motor Pipistrel de 40 kW de potência eléctrica, especialmente desenvolvido para o efeito.
As baterias de tecnologia de lítio aquecidas e ventiladas, desenvolvidas à medida, vêm em duas configurações, capazes de lançar o avião a 2500 m (8500 pés). São colocadas em caixas autónomas, monitorizadas constantemente pelo próprio sistema de gestão de baterias do Pipistrel (BMS), completas com registo de dados e previsão do estado das baterias.
O motor de propulsão pesa uns impressionantes 11 kg e gera 40 kW de potência.
Mais do que apenas um toque de inovação!
Com o Taurus Electro G2.5 estamos a introduzir uma novidade mundial – um conjunto completo de aviónicos de bordo em rede, que prevê uma gestão de grupos motopropulsores com uma lógica de protecção multi-camadas incorporada.
O primeiro elemento deste sistema em rede é o sistema de gestão de baterias híbrido de última geração que foi desenvolvido inteiramente pela PIPISTREL para poder funcionar com tolerâncias mais apertadas do que os sistemas comercialmente disponíveis, produzindo um melhor desempenho e uma maior duração da bateria. O sistema de Gestão de Baterias monitoriza estas baterias especialmente desenvolvidas. Elas representam o auge absoluto da tecnologia de baterias actual, combinando baixo peso, alta potência e alta densidade de energia. As baterias são colocadas em caixas com conectores dedicados de energia e sinal. O desempenho de cada célula de bateria é monitorizado, a temperatura controlada com aquecimento e ventilação, e o desempenho futuro previsto.
O sistema é capaz de prever quando uma célula de bateria tem um mau desempenho e sinaliza a necessidade de uma substituição prematura. Todos os parâmetros são também registados no gravador de dados de voo a bordo. As duas (2) caixas de bateria são removíveis e substituíveis.
O segundo elemento é o inversor de energia/controlador do motor. Apresenta lógica de auto-protecção contra picos de corrente, sobre temperaturas e outras situações anormais potenciais. Por outras palavras, o controlador não só está a conduzir o motor, mas também a proporcionar a protecção de baixo nível tanto de si próprio, como das baterias e do motor.

Apresentando o instrumento de interface do cockpit EPSI 430!
A adição mais notória ao sistema em rede é o instrumento de interface do cockpit a cores. O ecrã é mais brilhante do que a maioria dos ecrãs, e é legível no mais forte dos raios de sol! Indica o modo de pilotagem e parâmetros importantes ao piloto e fornece a interface para a retração e extensão do motor. Tudo é operado através de dois (2) interruptores basculantes e um botão giratório. O primeiro interruptor basculante é o interruptor de ligar/desligar e faz exatamente isso – liga o controlador do motor.
O segundo interruptor basculante é o selector de posição do motor “para cima/para baixo”, ou seja, estendido ou retraído. Este processo é totalmente automatizado – a hélice é posicionada e mantida no lugar enquanto o motor se estende ou se retrai. O piloto selecciona apenas o modo desejado com o interruptor basculante. O codificador rotativo actua como o selector do acelerador.
Devido à natureza do sistema de propulsão eléctrica, decidimos empregar a potência computacional deste instrumento de interface do cockpit e atribuímos-lhe o papel de mestre a bordo do computador. Isto significa que não só exibe dados ao piloto, mas também “fala” com todos os outros componentes do motor através do CAN bus e faz com que tudo “cante” em conjunto. É capaz de detectar o sobreaquecimento de componentes individuais e reduzir gradualmente a potência, a fim de maximizar o potencial de subida com o determinado estado do sistema. Para além disso, fornece ao piloto diagnósticos de sistemas e todos os avisos necessários. A porta USB do visor é também utilizada para a actualização do software dos sistemas Taurus Electro G2.5.
VOAR DE GRAÇA – O REBOQUE SOLAR

Deseja voar de graça absoluta? É possível!
O Pipistrel apresenta outro primeiro do Mundo – o conceito de Flying For Free. o Reboque(R) Solar, que pode carregar o Taurus Electro G2.5 absolutamente grátis e com zero emissões!

Carregar com a ajuda do Reboque Solar oferece 1,5 kW de potência utilizável para carregar o Taurus Electro no meio do nada sem a necessidade de o ligar à rede.
Além disso, quando o Taurus Electro é armazenado no reboque durante uma semana de mau tempo, estará carregado e pronto a voar até ao fim-de-semana.

O Solar Trailer e a Taurus Electro são companheiros perfeitos e demonstram como é possível voar sem custos, silenciosamente e com emissões absolutamente nulas, com a tecnologia actual!
O reboque oferece múltiplas tomadas eléctricas de 12VDC e 240 VAC (24VDC e 110VAC disponíveis a pedido), e 3,6 kWh de bateria de armazenamento integrada.

Também está presente o by-pass do sistema solar, para que se possa carregar a aeronave dentro do reboque quando estacionada no hangar/garagem, por exemplo.

A energia da bateria de armazenamento integrada do reboque pode ser transmitida directamente para o Taurus Electro. O reboque solar também recolhe energia quando se está a voar, pelo que se carrega o Taurus Electro G2 também durante a noite com a energia que se acumulou durante o dia!

DADOS TÉCNICOS TAURUS ELECTRO

modelTAURUS Electro
ENGINEElectric 40/30
max power(with 2 carb.)40 KW 2 min/30 const
PROPELLER – 2 bladePipistrel 1650 mm diam
SIZES
wing span14.97 m
length7.30 m
height – propeller extended2.7 m
wing area12.33 m2
rudder area0.9 m2
horizontal tail area1.36 m2
aspect ratio18,6
positive flaps0,+5,+9,+18 deg
negative flaps– 5 deg (up)
center of gravityrefer POH
WEIGHTS
empty weight306 kg with 20 Ah batteries
minimum pilot weight (no front ballast)90 kg
minimum pilot weight (with optional front ballast)69 kg
max take off weight (MTOW)450 / 472.5 / 550 kg
fuel tank capacity in the wingN/A
useful fuelN/A
LI-PO battery capacity20 Ah / 4.75 kWh (std)
PERFORMANCES
stall with flaps63 km/h
stall without flaps71 km/h
manoeuvring speed163 km/h
max speed with flaps down130 km/h
max speed with airbrakes out225 km/h
VNE225 km/h
min.sink0.70 m/sec
min.sink speed94 km/h
max. sink with airbrakes5.5 m/sec
best glide1:41
best glide ratio speed115 km/h
best glide at 150 km/h1:32
max aerotow speed107 km/h
45°-45° roll time3.5 sec
take off run MTOW160 m
take off over 15 m MTOW245 m
best climb speed95 km/h
max climb rate (MTOW)3.1 m/s
service ceiling MTOW2.000 m AGL
max load factor permitted (x1,8)5.33 G, -2.65 G
design safety factors & testedminimum 1.875
fuel consumption. at full powerN/A

Note: Pipistrel reserves the right to revise this data sheet whenever occasioned by product improvement, government/authority regulations or other good cause.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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