O Taurus M é a aeronave ideal porque …

1.

AUTO SUFICIENTE

  • Planador de 2 lugares lado a lado versátil, alimentado a combustível, com trem de aterragem duplo para planeio independente.

2.

COCKPIT CONFORTÁVEL

  • O cockpit mais espaçoso e confortável com uma vista incrível.

3.

VOO SUPERIOR

  • Excelentes características de planeio e controlos harmonizados com 15 m de envergadura de asa.

TAURUS M:

O PRIMEIRO MOTO-PLANADOR BI-LUGAR LADO A LADO

O Taurus oferece total liberdade e independência graças ao motor retráctil, trem de aterragem principal retráctil duplo, excelente desempenho de planeio, manutenção económica e um cockpit espaçoso e bem ventilado.

O Taurus é o único planador de dois lugares com 15 metros de envergadura e é também o mais independente em operações.

Equipado com um potente, mas totalmente retráctil, motor de combustível de alto desempenho de 50 CV e trem de aterragem principal duplo retráctil, o Taurus pode planar onde e quando quiser.

Quando outros estarão à espera de um ajudante para ligar a corda de reboque e segurar a ponta da asa para descolar, o Taurus M pode já estar à várias horas de voo.

A facilidade de montagem do planador também deve ser salientada. O Taurus é o planador de 2 lugares mais fácil de montar, devido às suas ligações de controlo automático e ao facto de uma asa pesar apenas 45 kg (99 lbs).

É importante destacar as principais características marcantes do Taurus:
Poderosa descolagem e razão de subida:
Da descolagem até 500 m (1650 pés) Taurus M necessita apenas de 3 minutos, 6 minutos até 1000 m (3300 pés) e 10 minutos até 1500 m (5000 pés).

Depois, atingindo a altitude alvo, desliga-se e retrai-se o motor com um toque de um interruptor – literalmente. Pode parecer pouco espectacular, mas o Taurus tem um desempenho superior mesmo a um planador de um único assento quando se trata de descolar e subir.
Desempenho de planador:
Deslizar traz um novo significado quando se começa a tirar partido da excelente relação de planeio de 41:1, juntamente com 5 ajustes de flaperon e a dirigir-se para o seu próximo ponto de passagem. Voar é muito mais divertido no arranjo do cockpit lado a lado onde pode facilmente partilhar tarefas com o seu co-piloto, conduzir aulas ou simplesmente conversa fiada com o seu amigo.
Segurança:
A segurança é a nossa principal preocupação. É por isso que a Taurus apresenta o Conceito de Cockpit de Segurança. Toda a área da cabine está envolta em estruturas de absorção de energia feitas de fibra de Kevlar, um material espantoso que mantém a integridade da cabine e a torna segura também em caso de impactos mais fortes. Juntamente com o nosso Safety Cockpit Concept, o Taurus também pode ser equipado com o sistema de salvamento de pára-quedas balístico, que salva a aeronave completa juntamente com a tripulação em caso de emergências graves.
Sistema inteligente de controlo do motor:
O sistema inteligente de controlo do motor fará tudo sozinho, certificando-se de que a hélice se posicionou correctamente e retraindo o motor para si, enquanto se concentra em encontrar aquela térmica perfeita! A segurança incorporada irá mesmo impedir o arranque inadvertido ou retracções do motor!
Um escritório com vista:
O cockpit do Taurus é muito longo e confortável. Mesmo os pilotos muito altos não têm problemas de encaixe no interior. A disposição dos assentos lado a lado torna a comunicação entre os pilotos perfeita, ao contrário dos convencionais tandem de dois lugares. Os controlos duplos completos são acessíveis a ambos os pilotos. Os pedais, assentos, apoio de cabeça e ventilação podem ser ajustados de acordo com o tamanho do seu corpo e necessidades em apenas alguns segundos, também durante o voo. Um painel de instrumentos com forma ergonómica especial aloja todos os instrumentos que alguma vez desejará sem obstruir a excelente vista em todas as direcções. Há bolsos laterais para cada piloto e um compartimento de bagagem espaçoso atrás dos assentos com espaço para um sistema de oxigénio também.

DADOS TÉCNICOS
O TAURUS M é construído com materiais compósitos reforçados (resina epóxica, fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar)
modelTAURUS M
ENGINE2 Stroke 2 cylinder
max power(with 2 carb.)53 hp at 6800 rpm
PROPELLER – 2 bladePipistrel 1600 mm diam
SIZES
wing span14.97 m
length7.30 m
height – propeller extended2.7 m
wing area12.33 m2
rudder area0.9 m2
horizontal tail area1.36 m2
aspect ratio18,6
positive flaps0,+5,+9,+18 deg
negative flaps– 5 deg (up)
center of gravityrefer POH
WEIGHTS
empty weight285 kg
minimum pilot weight (no front ballast)90 kg
minimum pilot weight (with optional front ballast)69 kg
max take off weight (MTOW)450 / 472.5 / 550 kg
fuel tank capacity in the wing30 l
useful fuel27 l
LI-PO battery capacityN/A
PERFORMANCES
stall with flaps63 km/h
stall without flaps71 km/h
manoeuvring speed163 km/h
max speed with flaps down130 km/h
max speed with airbrakes out225 km/h
VNE225 km/h
min.sink0.70 m/sec
min.sink speed94 km/h
max. sink with airbrakes5.5 m/sec
best glide1:41
best glide ratio speed115 km/h
best glide at 150 km/h1:32
max aerotow speed107 km/h
45°-45° roll time3.5 sec
take off run MTOW180 m
take off over 15 m MTOW265 m
best climb speed100 km/h
max climb rate (MTOW)2.9 m/s
service ceiling MTOW3,900 m
max load factor permitted (x1,8)5.33 G, -2.65 G
design safety factors & testedminimum 1.875
fuel consumption. at full power18 lph

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