O Velis Club é a aeronave ideal porque…

1.

BILUGAR VERSÁTIL

  • Capacidade de reboque do planador
  • Hélice de velocidade constante
  • Trem de aterragem robusto
  • Visibilidade exterior excepcional, e aviónicos fiáveis
  • Aeronave com cruzeiro de alto desempenho com excelentes capacidades de cross-country
  • Ideal para a formação de pilotos

2.

SEGURANÇA

  • Aeronave certificada EASA, totalmente aprovado para operações VFR diurnas e “vrille”
  • Excede os requisitos de certificação oferecendo o sistema de recuperação balística de pára-quedas e um sistema de aviso de ângulo de ataque
  • Registo de segurança demonstrado do Virus SW 121 com o mesmo motor certificado Rotax de 4 cilindros

3.

BAIXO CUSTO DE OPERAÇÃO

  • Acessível de adquirir e operar, é a solução ideal para todas as necessidades de aeroclubes, incluindo treino de pilotos e voos de travessia do país
  • Excelente desempenho e baixo consumo de combustível
  • Equipamento e características opcionais permitem-lhe adaptar o Velis Club ao seu orçamento

VELIS CLUB:
A aeronave bilugar certificada mais versátil!

A combinação perfeita de acessibilidade, eficiência e desempenho.

Versatilidade
O Velis Club adapta-se a uma vasta gama de usos, desde instrução de voo básica, até ao reboque de planadores, e voos de longo alcance entre países com um desempenho imbatível.
O Club é o elemento essencial do “Velis Training System”, complementando o Velis Electro e o simulador Velis VR para cobrir todas as áreas de treino básico e avançado de pilotos.

A excepcional visibilidade exterior, juntamente com o conjunto de aviónicos simples e fiável, é ideal para os pilotos aprenderem os fundamentos do voo VFR.

O seu trem de aterragem pesado e robusto é capaz de absorver até a mais dura das aterragens e permite operações de rotina a partir de pistas de relva.

Aprovado para rotações intencionais, o Velis Club é também perfeitamente adequado para treino avançado UPRT.

O hélice de passo variável de velocidade constante traz velocidades de cruzeiro mais rápidas e melhor economia de combustível. Voando até 132 KTAS e oferecendo mais de 1000 km de alcance, esta aeronave de cruzeiro rápido de alto desempenho é um avião fantástico para voar entre países.

O Velis Club está também aprovado para o reboque de planadores com a adição do gancho opcional de reboque de planadores.

Segurança
O Velis Club, como aeronave certificada pela EASA, demonstrou os níveis de segurança exigidos pelo normativo CS-LSA ao passar com sucesso em todos os testes de qualificação.

O motor Rotax 912 S3, também certificado pela EASA, é uma motorização comprovada e com um vasto historial operacional.
Com base nas excelentes características de segurança dos seus predecessores já certificados Vírus SW 121 e Velis Electro, o Velis Club incorpora características adicionais que aumentam a segurança para além do que a certificação exige, tais como o sistema multi-sensorial de aviso de paragem, aprovação de “vrille” intencional, e o Sistema de Recuperação de Pára-quedas Balístico.

O sistema de aviso de ângulo de ataque baseia-se na medição do ângulo real de ataque e consiste na vibração do manche do piloto, um alarme sonoro para o auscultador, e um alerta acústico do cockpit.

O Sistema de Salvamento de Pára-quedas Balístico da Galaxy GRS pode ser instalado como equipamento opcional. O sistema é concebido como uma segunda oportunidade para além do exigido pela norma de certificação, e deve ser utilizado quando todas as outras soluções são ineficazes.

Eficiência de custos
O Velis Club combina a comprovada estrutura e motor do Virus SW 121 com a simplicidade e durabilidade de um avião club, que também pode ser utilizado para treino de pilotos. A extraordinária eficiência aerodinâmica e a robusta estrutura leve do Velis Club resultam num avião de alto desempenho com baixo consumo de combustível, baixo custo de operação, e baixa pegada ambiental. Equipamento opcional como compartimento de bagagem, sistema de resgate balístico, carenagem de rodas, e muito mais, deixa o Velis Club personalizável adaptar-se ao seu orçamento.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS VELIS CLUB

MODELOVELIS CLUB EASA LSA
ENGINERotax 912 S3, EASA certified engine
max take-off power (with 2 carburetors)100 hp (73.5 kW)
PROPELLER2-blade Hydraulic constant-speed MTV-33-1-A/170-200 EASA certified
DIMENSIONS
length6.40 m (21.0 ft)
wingspan10.70 m (35.10 ft)
height1.90 m (6.23 ft)
wing area9.51 m² (102.4 ft²)
mean wing chord0.898 m (2.95 ft)
aspect ratio12.04
positive flaps0°, +9°, +20°; marked (0), (+1), (+2) respectively
negative flaps-5°; marked as (-)
center of gravity25% – 35% MAC
WEIGHTS
design empty weight321 kg (708 lb)
max take-off weight (MTOW)600 kg (1323 lb)
design useful load279 kg (615 lb)
max baggage weight25 kg (55 lb)
fuel tanks capacity2 x 50 l
useful fuel2 x 49 l
PERFORMANCE
never exceed speed, VNE163 KTAS
max level flight speed132 KTAS
max structural cruising speed, except in smooth air, VNO120 KIAS
max operating manoeuvring speed, VA100 KIAS
max flaps extended speed, VFE81 KIAS
max airbrakes extended speed, VAE100 KIAS
stall speed with flaps, VS045 KCAS
towing limitationsglider up to 600 kg, to meet 500 m total take-off distance (over 15 m obstacle)
best climb speed78 KIAS
max climb rate5.33 m/s (1050 ft/min)
take off distance at SL160 m (525 ft)
take off distance over 15 m obstacle at SL320 m (1,050 ft)
maximum take-off altitude3048 m (10,000 ft) MSL
maximum operating altitude4877 m (16,000 ft) MSL
permitted fuelAVGAS, MOGAS or car fuel (min RON 95; EN228 Premium or Premium plus with max. 10% Ethanol)
fuel consumption at 2000 ft. 75% PWR cruise speed18.4 l/h (4.86 gal/h)
endurance @4000 ft., 65 % power)5 h 33 min (+30 min reserve)
range distance (+ 30 min reserve, @4000 ft., 65 % power)1189 km (642 nmi)
noise level (ICAO Annex 16, Chapter 10)70 dB(A) (measured)
flight load factor limits+4.0 g, -2.0 g

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