O Velis Electro é a aeronave ideal porque …

1.

UMA REVOLUÇÃO

  • Primeiro avião certificado com motor eléctrico, totalmente aprovado para treino de pilotos em operações VFR.
  • Facilidade de funcionamento e gestão intuitiva do “powertrain”
  • Primeiro a usar a ficha de carregamento SAE AE-7D

2.

UTILIZAÇÃO SIMPLES

  • Quiet on the inside, quiet on the outside
  • Optimized for pilot training as an element of the Velis Training System, complementing the SW 121, but can be enjoyed separately as well.
  • Can operate in cold, hot and rain

3.

VOO ELÉTRICO

  • Níveis de segurança equivalentes ou superiores aos dos aviões convencionais, com motor certificado, sistema de baterias tolerante a falhas e com capacidade de colisão
  • Construído para além de 12 anos de experiência com voos eléctricos utilizando tecnologias internas comprovadas
  • Tornar-se um formador de tendências e ser diferente dos outros por voar eléctrico!

VELIS ELECTRO:
A CHEGADA DO FUTURO, OU A FORMA MAIS VERDE DE APRENDER A VOAR!

O Velis Electro é o primeiro avião elétrico do mundo a receber um Certificado de Tipo (EASA.A.573 TCDS).

O avião de dois lugares, destinado principalmente à formação de pilotos, é um avião que muda o jogo em termos de inovações tecnológicas e de custo-eficácia.

O Velis Electro pode ser operado comercialmente e está totalmente aprovado para a formação de pilotos, bem como para outras operações. Com a sua tranquilidade, a Velis Electro pode aproximar muito mais o treino de voo das áreas urbanas sem afectar negativamente a qualidade de vida das comunidades

Silencioso e limpo
Apresentando níveis de ruído de apenas 60 dBa, o Velis Electro é consideravelmente mais silencioso do que outros aviões e não produz quaisquer gases de combustão. O seu revolucionário motor é inteiramente arrefecido por líquido, incluindo as baterias, e demonstrou a capacidade de suportar falhas, eventos de fuga térmica da bateria e cargas de choque como parte do processo de certificação. O Velis Electro pode funcionar a frio, quente e com chuva.

Concebido para ser um membro fundamental do Velis Training System, o Velis Electro foi concebido para ser simples de operar e manter, sem comprometer a segurança. Utilizando o motor eléctrico certificado tipo Pipistrel, a Velis Electro fornece energia instantaneamente e sem hesitação – utilizando uma interface simplificada de utilizador num cockpit que mantém a mesma aparência dos seus irmãos convencionalmente alimentados.

O número reduzido de peças móveis diminui drasticamente os custos de manutenção e o risco de mau funcionamento é ainda mais minimizado graças ao seu sistema de monitorização contínua incorporado. Esta maior fiabilidade permite ao Velis Electro ter mais do dobro da vida útil dos elementos de potência face à geração anterior de aviões eléctricos.

Segurança
Como parte da Certificação de Tipo, a Pipistrel demonstrou que a Velis Electro atinge os mais altos níveis de segurança, superando mesmo os exigidos para aeronaves convencionais.
O Velis Electro é um derivado totalmente eléctrico do comprovado Vírus SW 121, que já é certificado pela EASA (TC No EASA.A.573). Está equipado com um motor eléctrico certificado tipo Pipistrel E-811-268MVLC (TC No. EASA.E.234), desenvolvido com os parceiros EMRAX e EMSISO, e a hélice de três pás de passo fixo compósita Pipistrel P-812-164-F3A.
O motor eléctrico refrigerado a líquido de 57,6kW fornece potência à aeronave.

A energia é fornecida por um sistema eléctrico de 345 VDC construído em torno de um sistema de baterias de alto desempenho, refrigerado a líquido desenvolvido internamente, que inclui duas baterias Pipistrel PB345V124E-L ligadas em paralelo, instaladas num arranjo redundante de 2 unidades, capacidade nominal total de 24,8 kWh. Resistente ao choque, inibidor de fuga térmica, tolerante a HIRF/EMI.

Um conjunto de baterias está localizado no nariz do avião e o segundo atrás da cabine. Isto assegura a redundância da fonte de energia: em caso de falha da bateria, a bateria com mau funcionamento é automaticamente desligada do sistema. Uma única bateria é capaz de funcionar de forma autónoma e tem capacidade de energia suficiente para suportar escalada e continuação do voo.

DADOS TÉCNICOS PIPISTREL ALPHA TRAINER

Motor ROTAX 912 UL
Potência Máxima80hp
Hélice de passo fixo
Fixed pitch wooden 63″/ 1620 mm
Dimensões
envergadura de asa34,4 ft. (10,5 m)
comprimento21.33 ft. (6.5 m)
Altura6.07 ft. (2.05 m)
área da asa96.6 sqft (9.51 m2)
área do leme11.8 sqft (1.1 m2)
área da cauda11.6 sqft (1.08 m2)
“aspect ratio”11,3
flaps0°, 15°, 25°
Centro de gravidade20% – 38% MAC
PESOS
Peso vazio615 lbs (279 kg)
Peso máximo à descolagem (MTOW)1212 lbs (550 kg)
Carga útil com combustível máximo507 lbs (230 kg)
Capacidade de combustível dos tanques13,2 US gal (50 l)
Combustível utilizável12,7 US gal (48 l)
DESEMPENHO
Dados para MTOW de 1,212 lbs. Todos os valores em nós.
perda com flaps37 kts
perda sem flaps43 kts
velocidade de cruzeiro (75% potência)108 kts
velocidade máxima ao nível do mar120 kts
VNE135 kts
velocidade máximo com flaps70 kts
velocidade de manobra86 kts
velocidade de melhor razão de subida75 kts
razão de subida máxima1,220 fpm
velocidade de melhor planeio64 kts
razão de planeio15:1
distância de descolagem459 feet
distância de descolagem sobre obstáculo a 50′738 feet
teto de serviço18,000 feet
Tempo para pranchamento 45°-45°2.6 sec
consumo a velocidade de cruzeiro3.6 US gph (13.6 lph)
endurance (com 30 min reserva)3.1 hours
alcance em cruzeiro324 NM (600 km)
fator de carga máxima permitido @ (1.875)+4g -2g
factores de segurança de concepção e testados no mínimominimum 1.875
Nota: A PIPISTREL reserva-se o direito de rever esta folha de dados sempre que for ocasionado por melhoria do produto, regulamentação governamental/autoridade ou outra boa causa.

Estar familiarizado com os manuais da aeronave torna o seu voo muito mais seguro e mais eficiente.

O Portal de Publicações Técnicas Pipistrel é a sua localização central para encontrar todos os manuais e informações de serviço num único local.


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