Simulador de Voo “X-ALPHA”

Conheça o primeiro simulador de voo ultraleve do mundo que utiliza tecnologia VR

Foi desenvolvido para os aviões Pipistrel ALPHA Trainer e ALPHA Electro. O simulador é composto por vários elementos que, combinados entre si, oferecem uma experiência única de voo.

O primeiro elemento que se nota é a cabine física da X-Alpha, idêntica à cabine de um verdadeiro ALPHA Trainer ou avião ALPHA Electro. Tem dois lugares com o assento do piloto no lado esquerdo. O piloto tem todos os controlos necessários para pilotar um avião real: joystick, pedais, flaps, alavancas do acelerador e do travão e placa de controlo do “trim”. Os controlos são totalmente operacionais e estão ligados a sensores que lêem a sua entrada e transferem-na para o computador.

O simulador “X-Alpha” conta com um software versátil, desenvolvido internamente pela PIPISTREL e com a colaboração de empresas externas, que executa a simulação física do avião, lê as entradas dos sensores nos controlos e desenha o avião e o seu ambiente no monitor e no interior do auricular de realidade virtual que o piloto utiliza.

E isso leva-nos a outro elemento muito importante. A realidade virtual!

O “X-Alpha” utiliza óculos VR em vez de monitores. Esta é uma enorme vantagem porque permitem ao piloto uma visão de 360 graus da cabina de pilotagem e da paisagem. O piloto pode aproximar-se do painel de instrumentos para ler as marcas escritas em letra mais pequena ou olhar através da janela, numa experiência extremamente imersiva.